A subida galopante dos preços da energia coloca um desafio crescente aos agricultores na gestão da rega. Siga estes 9 conselhos para aumentar a eficiência energética na rega por pivot.
Poupe tempo e dinheiro!
Dimensionamento
Um dimensionamento rigoroso do sistema de rega é o 1º passo para a poupança de energia. Caso contrário, corre o risco de sobre dimensionar os equipamentos de bombagem, provocando um consumo energético excessivo e desnecessário ao longo da vida útil do pivot. O mesmo se aplica aos diâmetros das condutas de alimentação ao pivot, que se subdimensionados originam gastos energéticos acrescidos.
Pivots telescópicos
Considere esta solução no dimensionamento do seu pivot. Nesta opção, os pivots têm uma tubagem de maior dimensão nas primeiras torres e um diâmetro inferior nas últimas, podendo assim otimizar as perdas de carga ao longo da tubagem do pivot e por conseguinte, otimizar o consumo energético do sistema.
Aspersores
Utilize aspersores de baixa pressão (desde 400 g) reduzindo assim o consumo de energia. É fundamental utilizar sensores de pressão de água (pressostatos) que desligam o sistema, quando a pressão da água atinge valores abaixo dos quais não há garantia de boa distribuição da água.
Variadores de frequência
Este equipamento permite reduzir o consumo energético do grupo de eletrobomba, que alimenta o sistema, ao estritamente necessário.
Manutenção
Opte por componentes resistentes e com maior durabilidade, como por exemplo, tubagens revestidas no interior com polietileno, redutoras reforçadas em bronze e engrenagens senfim de aço endurecido. Além de reduzir os custos de manutenção, garantem maior eficiência energética do sistema de rega.
Quadros de controlo
Os quadros de controlo permitem programar com exatidão tempos, doses de rega, etc, para uma rega personalizada por cultura e época do ano. Com os quadros “ICON” da Valley, poderá modificar a aplicação de água de forma automática, segundo a posição do pivot no campo. Poupará tempo, água e energia.
Rega de Aplicação Variável
O programa VRI divide o pivot em até 30 zonas de aspersores, variando a aplicação de água em cada zona e setor. Com esta aplicação pode estratificar o terreno até 5.400 zonas definidas pela dotação de água ótima necessária para cada uma. É quase certa seguramente, a poupança de energia.
Controlo Remoto
Os sistemas de controlo remoto, como o Field Commander da Valley, permitem monitorizar e controlar em tempo real o pivot, a partir de qualquer local. Uma boa decisão de rega tomada na hora certa pode fazer a diferença na melhoria da cultura e na poupança de energia.
Utilização
Ajuste as dotações de rega em função da cultura, do tipo de solo e das condições atmosféricas no momento da rega. De preferência use sondas de monitorização da humidade do solo para tomar decisões de rega fundamentadas nas reais necessidades da cultura a cada momento e em cada zona da parcela. Saiba quando, quanto e como aplicar a água na sua cultura otimizando assim os gastos energéticos.