O sistema de filtragem é um dos componentes mais importantes num sistema de rega, pois protege todos os componentes do mesmo de possíveis obstruções.
A verificação e manutenção periódica do cabeçal principal e bem como do sistema de filtragem, é crucial para assegurar uma distribuição homogénea da água e dos nutrientes às culturas, bem como para garantir maior longevidade do sistema de rega.
Algumas recomendações de manutenção:
Limpeza e funcionamento dos filtros –Tendo em conta os dados hidráulicos do seu sistema de rega, o respetivo projetista, dimensionará o sistema de filtragem do seu sistema de rega. A perda de carga admissível no sistema de filtragem, é determinada pelo fabricante e pelo desenho hidráulico do sistema. Esta perda de carga, geralmente, é de 0 a 0,5Kg de pressão, isto quando os filtros estão limpos. Este dado é fundamental e serve para controlar regularmente o correto funcionamento dos filtros. Cada vez que o operador esteja próximo, e tal nunca deve acontecer menos de uma vez ao dia durante a campanha de rega, deve medir as pressões de entrada e de saída dos filtros (sempre com o mesmo manómetro para evitar diferenças na leitura). Normalmente é recomendado que a diferença de pressão máxima entre a entrada e a saída de água nos filtros é 0,5Kg. Ao chegar a este nível deve-se efetuar a rectrolavagem dos filtros e verificar se a perda de carga volta ao seu nível normal. Se isso não acontece, deve continuar a rectrolavagem até conseguir esse nível ou então detectar possível avaria no sistema. Em geral, um diferencial de pressão acima de 0,5 bar significa que há obstruções, nesse caso deverá abrir e inspecionar o filtro. Atenção: abra os filtros com o equipamento despressurizado.
Filtros de anéis– abra o corpo do filtro, retire o conjunto de discos e lave-os com água pressurizada, aplicada na perpendicular dos mesmos para melhor eliminação dos sedimentos/algas acumulados. Uma vez por ano, recomenda-se colocar os discos numa solução com ácido ou cloro.
Filtros de gravilha– para proceder à inspeção e limpeza, retire a gravilha e verifique se há acumulação de resíduos orgânicos nas primeiras camadas. Caso exista, faça uma limpeza da gravilha com uma solução à base de cloro. Verifique também a altura e o estado de desgaste da gravilha. O filtro pode perder gravilha durante a lavagem, portanto, pode ser necessário adicionar alguma de tempos a tempos. Se esta começar a ficar lisa e arredondada deve ser substituída. Inspecione igualmente o estado dos componentes do filtro, identificando eventuais fissuras.
Filtros de malha – abra o filtro e verifique se há roturas, compressões ou desprendimento nas malhas ou desgaste dos acessórios de plástico, procedendo à sua substituição se necessário. Se tal não for necessário, lave as malhas com água pressurizada, aplicada no sentido inverso do fluxo da filtragem, e utilizando uma escova não abrasiva. Uma vez por ano, recomenda-se colocar as malhas numa solução com ácido (sulfúrico ou fosfórico) para eliminar os sedimentos incrustados.
Hidrociclones – a areia que se acumula no tanque de sedimentação deve ser eliminada abrindo a válvula, de forma manual, ou programando a sua abertura no caso dos sistemas automáticos. Também pode ser feita uma inspeção e eliminação dos resíduos mais grosseiros abrindo a tampa de inspeção.
Siga estes conselhos, garanta maior eficiência do seu sistema de rega. Consulte a nossa equipa técnica para mais informações.