Filtragem

IRRICAMPO - SISTEMAS DE REGA

Filtros de Automáticos

O sistema de filtragem é um dos componentes mais importantes de um sistema de rega já que a sua finalidade é proteger todos os elementos do sistema de rega de possíveis obstruções. Para instalações de rega com alguma dimensão, a filtragem com retrolavagem automatizada é a opção a seguir.

A escolha entre filtro de malha e anéis dependerá da qualidade da água e do tipo de gotejador a utilizar.

Filtros de Anéis

Filtros de Malha

A gama de filtros de malha constam de diferentes configurações (horizontais e verticais), diferentes diâmetros de ligação (entre 2” e 16”) e superfícies de malha, para cobrir um amplo intervalo de caudais de filtragem. Estes sistemas oferecem uma importante poupança de espaço de instalação quando comparado a outros sistemas de filtragem convencionais.

Os sistemas de filtragem automática de malhas, reúnem as seguintes características técnicas:

Filtros Manuais

Imprescindíveis para garantir o correto funcionamento dos gotejadores.

As impurezas existentes na água da rega podem entupir qualquer gotejador. A utilização de filtros nos sistemas de rega permitirá alargar a vida útil do sistema e reduzir o número de intervenções ao longo do tempo.

O tipo de filtro a utilizar e o grau de filtragem, dependerão da qualidade da água e do sistema de rega.

Os filtros de malha: são filtros com capacidade de retenção de partículas a nível superficial.

Os filtros de anéis: são filtros com capacidade de filtragem em profundidade, pelo que são indicados para filtragem de águas problemáticas.

A gama de filtros manuais abarca desde pequenos caudais em ¾” a 2”, até maiores caudais em 3” – 6”.

Hidrociclones

O hidrociclone é um filtro projetado para ser utilizado em sistemas de filtragem, tanto para aplicações agrícolas como industriais. A sua função consiste em separar a areia e outras partículas compactas mais pesadas do que a água, pelo que é ideal como pré filtro em instalações que utilizem água diretamente de furos. Podem ser fabricados em metal ou em polietileno sendo estes mais resistentes às águas corrosivas.

Filtros de gravilha

A filtragem com filtros de gravilha, também conhecida como filtragem de profundidade, efetua-se filtrando a água através de uma capa grossa de partículas. Estas partículas podem ser de areia, gravilha ou outros materiais granulares. O grau de filtragem depende do tamanho real da média das partículas e do caudal de água que passa através do filtro. A utilização de filtros de gravilha, poderá ser uma boa solução quando se pretende utilizar águas que contenham grande quantidade de matérias orgânicas e algas, como por exemplo, as águas procedentes de barragens/charcas abertas e canais de rega.